sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O apito amigo tricolor

É fato que a arbitragem brasileira é uma merda. Nossos juízes, de um modo geral, oscilam entre aqueles que apitam falta inclusive quando um jogador peida e aqueles que "deixam o jogo seguir", mesmo que um jogador dê uma voadora no peito de outro.
O resultado de tanta incompetência é que, rodada sim, outra também, torcedores de pelo menos uns 4 clubes passam o dia seguinte resmungando - e com razão. Ontem mesmo o Salvio Spínola deixou de dar um pênalti no Juan que poderá decidir o campeonato... pra quem acha que é choro, essa foto é ótima:

Mas o fato relevante é o seguinte: a cada rodada, mudam os clubes que sofrem nas mãos dos sopradores de apito. O Flamengo prejudicado ontem é o mesmo que pode vencer a próxima partida com um gol de mão e em impedimento. O que não muda nunca é o São Paulo. Sinceramente: alguém se lembra da última vez que o São Paulo foi prejudicado pela arbitragem? E não é só nos lances escandalosos, como a garfada que o Botafogo levou anteontem. É também nas pequenas coisas. Por exemplo: o Rogério Ceni tem permissão pra ficar o dobro do tempo com a bola que os demais goleiros "mortais". Pode demorar séculos pra bater cada tiro de meta; pode ir andando vagarosamente pra cobrar uma falta no fim da partida, que o juiz espera sorrindo. Aloísio Chulapa, quando comandava o ataque tricolor, tinha carta branca pra distribuir cotoveladas e pra puxar os zagueiros pela camisa em TODOS os lances. Agora comandado pelo "cai-cai" Dagoberto, o ataque tricolor é sempre premiado com faltas na entrada da área, cavadas nas quedas espetaculares do centroavante mirradinho. É impressionante como isso não mereceu uma reportagem até hoje na imprensa esportiva. Talvez porque o clube seja o queridinho da mídia, "modelo de gestão, planejamento e modernidade".
Não quero, com isso, manchar os dois últimos títulos do São Paulo; foram conquistados com larga vantagem sobre seus oponentes, em campanhas inquestionáveis. No entanto, em um campeonato embolado como o Brasileirão 2008, tamanha condescendência da arbitragem, que na dúvida, parece sempre soprar a favor do clube do Morumbi, pode ser o diferencial para a terceira conquista consecutiva do São Paulo. O que seria uma tremenda injustiça.

Nenhum comentário: