quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Uma rodada que promete

Daqui a pouco começará a 32ª rodada do Brasileirão 2008. A rodada promete em razão de importantes confrontos em todas as faixas da tabela.

Na parte de cima, destaque para Cruzeiro X Grêmio, jogo que pode definir de vez as pretensões do time celeste na competição. Apesar de ainda faltarem 7 jogos, o que não é pouco, é chegado o momento de definições. Uma vitória do time azul o coloca de vez na briga pelo título. Já um triunfo do time de Celso Roth amplia as chances gremistas de conquistar o caneco.

Ainda entre os times que buscam o título, destaca-se o duelo entre Botafogo e São Paulo. O time carioca ainda sonha com a Libertadores. Já os paulistas, há 11 jogos sem derrota, estão de vez na briga pelo penta. Uma vitória fora de casa significa muito para o time de Muricy.

Um confronto interessante será entre Vitória e Flamengo. O time baiano, após um bom início, hoje patina na zona intermediária (não fede nem cheira), contentando-se com a Sul-Americana, o que, convenhamos é muito bom para um time que acabou de voltar à primeira divisão. Já o rubro-negro de Caio Júnior ainda confia no título e uma vitória nos domínios do Barradão mantém acesas as esperanças da maior torcida do Brasil.

O Palmeiras, do badalado e marrento Luxemburgo, depois de sofrer um passeio do meu tricolor no Maraca, tenta se recuperar diante do Goiás no Palestra Itália. Jogo importante para a definição das chances de Luxa conquistar mais um troféu. O bom também ficar ligado pela polêmica criada entre Marcos (sempre sincero, e isso é bom) e Diego Souza, após as declarações do goleiro de que alguns jogadores estavam correndo pouco em campo. O Goiás parece ter atingido seu "teto" no campeonato.

Em zona intermediária, mas lutando pela Libertadores, o Internacional enfrenta o Náutico, que briga para não cair. Jogo que vale o acompanhamento para apreciar o excelente futebol que vem jogando o craque Alex, para nós do blog, o melhor jogador em atividade no país atualmente.

Falemos um pouco da parte de baixo da tabela: hoje entram em campo Portuguesa e Ipatinga. O time mineiro é o que tem, segundo os matemáticos, as maiores chances de descer. Nada menos que 95%. Já os lusitanos lutam para escapar da volta para a segundona.

Outro jogo de desespero é Vasco X Atlético-PR. Penso que se tratam de dois dos piores times do Brasileirão. Os donos da casa vão a campo mais uma vez sem o atacante Leandro Amaral. Quaisquer dos dois que ganhe, pode afundar de vez o outro.

Amanhã Figueirense e Fluminense jogam no Orlando Scarpelli. O tricolor sonha com a manutenção da boa fase após a chegada de Renê Simões, ainda invicto (duas vitórias e um empate) e dependendo do que acontecer daqui pra frente pode pensar na Sul-Americana. Tal resultado até que não seria desastroso, tendo em vista que o Flu passou boa parte do campeonato na zona maldita. Já o figueira pensa em espantar as chances de queda.

Os demais jogos não devem trazer alterações significativas na classificação: Sport X Santos e Coritiba X Atlético-MG.

Nos limitamos a informar e recomendar os jogos. Os palpites, deixamos a cargo do PVC, em seu ótimo blog, que está indicado aqui ao lado.

Desemprego cai 9% e tem a menor taxa dos últimos 10 anos, mostra Dieese

O desemprego nas seis regiões metropolitanas do país analisadas pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos) caiu de 14,5% em agosto para 14,1% em setembro. É a menor taxa já registrada para o nono mês do ano desde 1998. Em setembro do ano passado, o nível de desocupação estava em 15,5%.A pesquisa constatou que existem 2,839 milhões de pessoas desempregadas nas regiões estudadas, 72 mil a menos que em agosto. O contingente de ocupados é de 17,347 milhões.
Foram criados em setembro 130 mil postos de trabalho, número superior ao de pessoas que ingressaram no mercado (58 mil). A pesquisa abrange as regiões metropolitanas de Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo. O desemprego caiu em todas as regiões analisadas, com exceção apenas de Recife (alta de 6,3%), quando se compara a taxa de setembro deste ano com a do mesmo mês do ano passado. A maior queda foi em Belo Horizonte (redução de 16,7%). A taxa média das seis regiões caiu 9% nesse tipo de comparação (de 15,5% para 14,1%).
O nível de ocupação aumentou, de agosto para setembro, nos setores de serviços (171 mil novas vagas, alta de 1,9%), construção civil (18 mil postos, elevação também de 1,9%) e indústria (16 mil empregos, expansão de 0,6%). Houve diminuição no comércio (perda de 37 mil vagas, uma queda de 1,3%) e no que no conjunto dos demais setores (38 mil postos a menos, recuo de 2,5%).O rendimento médio real dos trabalhadores ocupados subiu 1% de agosto para setembro, atingindo R$ 1.171. Já o rendimento dos assalariados, especificamente, caiu 0,4%, para R$ 1.227.

O texto foi copiado do sítio do PT (www.pt.org.br).

Para animar o dia...

Dia do Torcedor Rubro-Negro


Fiquei preocupado com coisas menos importantes (como a política) e acabei cometendo um erro imperdoável: ontem foi o DIA DO TORCEDOR RUBRO-NEGRO e eu não escrevi nada no blog!!!
Aos meus amigos e amigas da grande nação, fica aqui um grande abraço para todos nós (com 24 horas de atraso, é verdade). Que São Judas Tadeu, o nosso padroeiro (porque eu só sou ateu do lado de fora do Maracanã), ilumine nossos caminhos no Barradão. Que o Obina (que tá fininho, voltou a ter uma bunda menor que a da mulher melancia) continue voando em campo, que o Bruno guarde a nossa meta com brilhantismo e que a caminhada rumo ao hexa ganhe hoje um grande impulso!

OIT prevê que 200 milhões perderão empregos


A Organização Internacional do Trabalho (OIT) fez uma primeira estimativa do impacto da crise sobre a vida das pessoas. O número de desempregados pode aumentar em 20 milhões, até o fim de 2009 – ultrapassando a casa de 200 milhões de desempregados no mundo pela primeira vez na História. As pessoas que trabalham na construção, na indústria automobilística, no turismo, na finança, nos serviços e no setor imobiliário serão as primeiras atingidas. Além disso, o número de pessoas vivendo com menos de um dólar por dia pode aumentar em 40 milhões e o de pessoas vivendo com 2 dólares por dia em 100 milhões. Por mais sombrias que sejam essas previsões, é temeroso pensar que se trata apenas de uma subestimação, caso os efeitos do desaquecimento econômico e da recessão que se aventam não forem rapidamente controlados, diz o diretor da OIT, Juan Somavia.

Copiado do Blog RS Urgente, do Marco Aurélio Weissheimer.