sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Sérgio Mamberti é o novo presidente da FUNARTE


Brasília - Sergio Mamberti, novo presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte) Foto: José Cruz/ABr


O ministro da Cultura, Juca Ferreira, anunciou hoje o novo presidente da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE). Trata-se do ator Sérgio Mamberti.

Na anúncio Ferreira falou sobre o desafio de revitalizar e "dar um novo gás" à instituição. “Vamos apresentar ao governo uma proposta de reformatação da Funarte para que ela seja uma instituição de fato nacional. Esse projeto começa a ser posto em prática tão logo o novo presidente assuma”.

O ministro rememorou ainda a importância do papel da Funarte na fase de redemocratização do país. “Era a principal instituição cultural e a mais criativa, a mais incisiva. Foi a que de fato liderou o processo de reconstrução de padrões culturais do Estado brasileiro, mas durante o governo Collor houve um desmonte das instituições culturais. Depois que assumimos, conseguimos revitalizar todas. Só está faltando a Funarte”.

Ferreira disse que em breve sairá a segunda portaria de desburocratização. “Recebemos cerca de dois mil projetos por mês, muito mais do que podemos absorver. A idéia é desburocratizar, informatizar para que o acesso aos recursos sejam mais rápido.”

Segundo Mamberti, que milita há 50 anos na área cultural e é um dos principais ícones do Setorial de Cultura do Partido dos Trabalhadores, trata-se de um cargo emblemático, “por se tratar da Fundação Nacional das Artes, que teve um papel muito importante durante o período da ditadura, pela criatividade, pela eficácia, pela competência com que se estabeleceu”.

Mamberti chega à Fundação após a saída conturbada do também ator Celso Frateschi, que pediu demissão depois de ter sido denunciado pelo Jornal O Globo de haver favorecido a companhia de teatro Ágora, coordenada por sua esposa.

Nenhum comentário: