segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Dossiê Crise Financeira

A crise financeira global do capitalismo já é um feito. Mas as principais perguntas clássicas que o pensamento crítico se faz em circustâncias como esta estão sem respostas conclusivas por parte da intectualidade de esquerda e progressista. Procurando aprofundar o debate publicamos aqui um dossiê com pontos de vista variados - inclusive contraditórios entre si - do cientista político brasileiro José Luis Fiori, da economista brasileira Maria da Conceição Tavares, do cientista político filipino Walden Bello e do economista alemão Elmar Altvater.

Os artigos estão no site Perspectiva Internacional, no link http://www.democraciasocialista.org.br/pi/index.php?option=content&task=view&id=821&Itemid=54 . Boa leitura.

3 comentários:

Cinthia disse...

O aumento das taxas impostos do EUA acarretou numa forte crise imobiliária no país e unindo este fato aos mercados altamente especulativos e investimentos alavancados (investidores estes que venderam suas ações diante do alto rendimento que já tinham tido) explodiu a bolha no sistema financeiro, com ações em forte queda e menos dólares circulando no mercado.
Sobre os artigo, não concordo com a economista Maria da Conceição, os governos não devem injetar capital (dinheiro dos contribuintes) para diminuir a bolha que foi criada pelo sistema financeiro. Isso é mercado, o sistema tem de se recuperar e é certo que algumas empresas não sobreviveram à crise, é um absurdo utilizarem a grana arrecadada dos contribuintes para salvar empresas em crise. É muito provável que as pessoas que tem a mesma opinião da economista tem altos investimentos na bolsa de valores e de jeito nenhum querem continuar perdendo seu rico dinheirinho que não colaborou para produzir nada, além de mais dinheiro. Eu, como já não estava com investimentos na bolsa posso manter minha forte convicção.... rs
Por hora aguardo a confirmação dos constantes anúncios do nosso presidente Lula (esquerda, pelo menos era...) que a crise não afetará fortemente o Brasil. Porém devemos nos preocupar com a queda do consumo dos americanos, afinal são os maiores consumidores mundiais.
Discussões sobre economia sempre são validas e percebi na fala de Bernardo um sentimento malvado ao capitalismo....

Bernardo Cotrim disse...

É impressão sua, Cinthia... rsrsrsrs
Muito obrigado pelos comentários. Acabamos de descobrir que alguém mais lê Geléia Geral, além da Keka e da Andréia (que são obrigadas por mim e pelo André). Me deu mais vontade ainda de continuar escrevendo.
Um grande abraço.

Cinthia disse...

É mais eu tô lendo por causa de Dudu então.....rsrs brincadeira! É muito interessante a discussão que vcs promovem.
Abraços a todos vcs!